quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Deseja saco ou leva no pacote?



Era uma vez um tempo em que em casa se tinha um caixote do lixo, que se forrava diariamente com o jornal do dia anterior. Nesse tempo, ia-se ao supermercado com um cabaz de verga ou um saco de pano.
Depois, os comerciantes começaram a oferecer sacos de plástico ao povo. E começaram a vender a maioria dos produtos embalados em plástico. Começámos a usar sacos de plástico para mandar fora o plástico das embalagens. E as pessoas deixaram de ter o tal caixote do lixo forrado a jornal.

Para os génios legislativos do PS que tiveram a grande ideia de pôr os consumidores a pagar os sacos de plástico deixo duas perguntas:
- se os produtores e comerciantes é que inundam o país de plástico, o que é que eu tenho a ver com isso?
- nunca ninguém ouviu falar de sacos de papel reciclado?

"Na Irlanda paga-se 15 cêntimos". Óptimo, da próxima vez que for à Irlanda, meto um saco de papel na mala de viagem. Mala de viagem essa que vou mumificar com aquele rolo de plástico brutal com medo que me roubem o carregador do telemóvel.

Mas os disparates que se ouvem, em nome da ecologia, são assim mesmo. Gostava de ouvir um intelectual pseudo-moderno do governo PS, e os ditos ecologistas, a explicar porque é que a utilização do plástico é mais ou menos prejudicial para o ambiente que a do papel, que vem das árvores, que precisam de água para crescer.

"Bom, mas, o plástico demora 200 anos a decompôr-se." Isso quer dizer que o saquito de plástico da Grula ainda me vai durar mais 178 anos. Uma sequóia gigante precisa de mais de mil anos para se desenvolver e eu tenho parte de uma em casa como braço de uma guitarra.

A forma como se levam as compras para casa é irrelevante. O problema é que para comprar 1,2 litros de leite com chocolate levo para casa 6 embalagens de cartão laminado com alumínio e plástico , com 6 palhinhas de plástico embaladas em 6 mini sacos de plástico, embaladas em plástico em conjuntos de três.

Se quiserem ser eco-conscientes, da próxima vez que forem ao supermercado, dirijam-se directamente à caixa e digam "dê-me 14 pacotes de fraldas descartáveis e 36 iogurtes, em saco de cartão por favor ". E quando chegarem a casa, voltam à maneira antiga, a meter o lixo no balde forrado a jornal. Afinal o Destak, o Metro, o Meia-Hora e afins, sempre servem para alguma coisa!

3 comentários:

Unknown disse...

Lindo... mas pareces o Rui Santos (qual mago do futebol nacional e internacional) sempre a disparar contra todos.
Acho, sim senhora, que se deve andar com o saquinho das compras (daqueles que se vê nos mercados) na mala do carro, enche-lo bem tijoladinho para poupar o ambiente. E já agora vamos a acabar com as palhinhas amarelas nos pacotinhos de leite de chocolate até porque a ingestão de ar durante a refeição provoca a libertação de gases susceptíveis de provocar danos atmosféricos.

rms disse...

Epá chamem-me tudo, mas não me comparem com o Rui Santos. Essa foi um golpe baixo!

Unknown disse...

Ora aí está, agora quando quiser insultar alguém já posso dizer "seu filho do Rui Santos" ou simplesmente "tás aqui tás a levar com o Rui Santos"...