Os Novos Mercenários
Recentemente foi noticiado que um Coronel da GNR em missão em Timor foi interceptado pelas forças policiais australianas por conduzir uma viatura da ONU embriagado. Sim, Coronel.
Os detalhes do relatório da polícia australiana são tão caricatos quanto humilhantes para o militar português em particular e a dignidade portuguesa no geral.
O infeliz militar português foi catado às duas da manhã quando voltava de um clube nocturno na praia tresandando a álcool. Para sua comodidade pessoal, lá estava a viatura todo-o-terreno convenientemente atestada à conta da ONU.
E assim representamos o nosso país. No mais essencial deboche.
Já é moralmente duvidosa a presença de força portuguesas ao serviço da ONU em Timor. Eu vejo-os como os novos mercenários. Soldados profissionais, bem pagos, para intervir em cenários extra-nacionais. Mas ao menos, que haja um pouco de dignidade.
Resta agora saber se o militar vai ser exemplarmente castigado - leia-se ver as suas férias interrompidas e uma sanção aplicada- ou se o caso vai apenas continuar a ser abafado já que desde que a notícia saiu nunca mais dela se falou.
Pela Pátria mamar, mamar!
Sem comentários:
Enviar um comentário