sábado, 26 de julho de 2008

Desprimor

É uma convicção antiga, mas os ataques ao parecer de Freitas do Amaral, independentemente das conclusões, reforça que neste país não se respeita ninguém e são poucos os que têm vergonha na cara.

Freitas do Amaral. O Freitas. Independentemente do percurso político, trata-se do Prof. Doutor Catedrático aposentado Freitas do Amaral. A este, e por muito que possa não concordar com as suas ideias, ao contrário de Sócrates, trato-o pelos títulos que ele quiser. E os portugueses, cuja esmagadora maioria tem habilitações muitíssimo inferiores, devem-lhe respeito.

Li na integra o parecer de Freitas do Amaral. É formalmente impecável, sistemático e rigoroso.
131 páginas (mais anexos) para dar uma opinião, por muito que se cobre por página, parece-me suficiente. É um documento muito bem escrito, que muitos portugueses ou não tem formação, ou "interesse" para ler até ao fim.

É deprimente, e inevitável, ver agora o bando do futebol enxovalhar Freitas do Amaral pelo seu trabalho. Mostrando que em Portugal se prefere atacar o que é bem feito para defender a inaptidão. Chama-se a isto mediocridade, mas é o mundo do futebol português, de dirigentes a adeptos.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1336561
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1336578
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1336630&idCanal=56

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Quinta da Fonte



Sou um defensor confesso dos ciganos. Penso que se trata de uma minoria que, apesar de todas as falhas de integração na sociedade e lendária aversão a muitos aspectos do Estado de Direito, é perseguida injustamente.

Mas desgraçou-se. Fez tudo ao contrário e agora está mais só do que nunca.

Azar dos azares foi filmada aos tiros no meio rua. Do outro lado podiam estar as FARC, crianças Palestinianas a atirar pedras, a Júlia Pinheiro ou o Cláudio Ramos. Todas seriam boas razões para a violência. A verdade não interessa e ninguém saberá.

Assumindo que as armas usadas terão certamente licença, por momentos pensei que via o canal Caça e Pesca - os ciganos são famosos pelas suas caçadas em herdades alentejanas. Mas a população de perdizes e lebres em Loures escasseia. Mais uma falha.

Depois sairam do bairro porque tinham medo. Medo? Ciganos maricas? A grande nação cigana, temida pelos seus métodos intimidatórios, pela sua mentalidade de gang em defesa irracional dos seus membros, agora tem medo. Dos supostos "africanos" que ninguém viu e que acartam baldes de massa o dia todo? Não convence ninguém. Aliás, é um argumento patético. De arma na mão qualquer um se sente mais corajoso...

Cúmulo dos cúmulos, os ciganos ameaçam agora com uma manifestação! A coisa mais parecida que os ciganos têm com uma manifestação são os casamentos! E vão reinvindicar o quê a quem? Ciganos que sempre ignoraram as instituições e a sociedade em geral vão sair à rua com cartazes pela Avenida da Liberdade abaixo? Tenham dó. Mas se quiserem ser ridicularizados, força.

E agora o Quaresma. O Quaresma, para além de vesgo, é cigano. O seu amor pelo calçado desportivo poder-se-á explicar pelos tempos em que a sua família vendia ténis falsificados na feira do Relógio. Especulo. Mas eu não confio em quem tem o pescoço mais largo que a cabeça e este tipo não me convence.

O cigano metrossexual não colhe. O conceito de moda do cigano não pode ir além da camisa e chapéu negros, cordões de ouro e sapato bicudo. Esta fixação com a semana da moda de Milão, as roupas de boutique e a vozinha de menina, são achas para uma fogueira já descontrolada.

É certo que os ciganos sempre tiveram alguma ligação aos Circos, mas no meio da caravana nunca foram os palhaços.