domingo, 28 de outubro de 2007

Very Typical



Séc XXI, União Europeia, um nariz de porco no meu prato.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

140db - Limiar da Dor



Mariza está nomeada para um Grammy! Não, calma, não existe o risco de vermos por acidente a artista na transmissão da cerimónia na televisão. Trata-se dos Grammys Latinos.
Se os prémios de música fossem competições futebolísticas, digamos que Mariza vai competir na 3ª divisão. E ainda bem.

Mariza está nomeada para a categoria de "Melhor artista ou aparato de produção de gritos, berros, sons estridentes e irritantes, produção sonora de timbre e afinação indefinidos". Sim, é uma categoria pouco conhecida, mas com representantes dignos de reparo. A par de Mariza figuram como nomeados: um burro; a sirene da Lisnave; a Ivete Sangalo; e o Filipe La Féria.

Pronto, estava a brincar. Mariza compete na categoria de melhor álbum Folk com os grandiosos: Los Gaiteros De San Jacinto From Colombia; Los Muñequitos De Matanzas; e Sones De México Ensemble...

Eu espero sinceramente que ganhe. Para deixar de ser a portuguesa Mariza para ser a "Latin Grammy Award Winner - Mariza". Nunca mais será portuguesa. Passará sempre por espanhola, mexicana, brasileira, o que seja. E afundar-se-á no poço do esquecimento que é a World Music e o "Latino", vista e triturada numa perspectiva americana. E talvez, espero, a sua berraria agonizante deixe de passar em Portugal.

O Fado não são gritos de pseudo-divas de 34 anos cuja modesta habilidade vocal subiu à cabeça.
Cantar não é apregoar peixe na praça. Cantar não é um parto. É virtuosismo claro, mas também sensibilidade, emoção, contenção e equilíbrio. Mariza tem que aprender tudo sobre a arte de cantar. Se Paulo de Carvalho teve aulas de canto depois de muitos anos de carreira, e piorou, já Mariza tem tudo a ganhar com o contacto com pessoas que entendam o canto.

Até lá, aconselho a Mariza que injecte não cocaína nem heroína que tanto apraz aos artistas, mas uma epidural para acalmar um pouco em palco.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Integração Selectiva



Num dia em que se anuncia que Portugal é o segundo país de uma distinta lista de 28 países com melhores políticas de integração de imigrantes, não posso deixar de pensar: em que é que o Makukula do Congo é diferente do Pepe do Brasil?

Quando o pugilista Scolari optou por chamar Pepe à selecção Portuguesa levantou-se um coro de vozes indignadas com o abastardamento colonial que a nossa Nacional selecção estava a sofrer.
Agora, com a chamada de Makukula, atente-se que não João, não António, mas Makukula, do Congo, parece que é tudo, como Artur Jorge quando perdia, "perfeitamente natural".

Ao que chegou o trauma dos portugueses em relação aos brasileiros! Que nojenta e descarada discriminação!
Sim, acolhamos de braços abertos os jogadores estrangeiros ou de descendência estrangeira na nossa selecção - desde que não sejam brasileiros, claro.

Qualquer dia estamos todos a colar cartazes do PNR...

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Preparação 10K Corrida do Tejo



10.180m
1h11m36s

7:02/km
média 160bpm
sem paragens

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Buracos



"Estações do metro do Terreiro do Paço e S. Apolónia inauguradas a 22 de Dezembro"

Homessa! Já não me lembrava que estavam a fazer estações de metro.
Pensava que andavam a escavar um túnel Lisboa-Sidney ou à procura de múmias de faraós egípcios. Esta obra pública é o paradigma de que as pessoas facilmente esquecem e rapidamente perdoam. Melhor assim, inauguremos apenas sem nunca julgar a factura desta Ota subterrânea!

Para além da habitual opção estética de forrar as ditas estações a azulejos aleatoriamente coloridos por um qualquer artista amigo a precisar de um ajuste directo em nome da arte, estas estações subaquáticas contarão também com o adorno proporcionado pelas infiltrações de lodo, pneus e coliformes fecais, tão representativos da fauna do Tejo.

As ameijoas e corvinas do Tejo (sim, essas), não marcarão presença na inauguração, pois já estão reservadas para a Loja Gourmet Lisboa do Bloco. Claro que nem as ameijoas nem as corvinas foram geneticamente modificadas. Realmente, depois de tanta onda por causa de outro buraco, nada como um pacto político para "tapar" buracos governativos...

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Brazil 1 - Brasil 0

DECRETO Nº 28.314, DE 28 DE SETEMBRO DE 2007. Demite o Gerúndio do Distrito Federal, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 100, incisos VII e XXVI, da Lei Orgânica do Distrito Federal, DECRETA:

Art. 1° - Fica demitido o Gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.
Art. 2° - Fica proibido a partir desta data o uso do gerúndio para desculpa de INEFICIÊNCIA.
Art. 3° - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 28 de setembro de 2007.
119º da República e 48º de Brasília

JOSÉ ROBERTO ARRUDA