quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Estacionamento indevido



Penso já ter em tempos gozado com o Metro do Porto.
Mas não consigo resistir a uma nova ronda de chacota.

O Metro do Porto, ou melhor, o Eléctrico do Porto, bom fiquemos assim, o Electrómetro do Porto é uma daquelas obras típicas da capacidade do Português.
Venha dinheirinho do Estado e toca a esbanjar. Por um lado, e sem surpresa, vem-se a saber que a maior parte dos administradores tem salários completamente desajustados tendo em consideração as funções exercidas. Uma espécie de EPUL à moda do Porto.

Por outro lado, e também sem surpresa, o facto de a linha ser em grande parte de superfície, e pelos vistos mal guardada, dá azo à entrada de viaturas nos túneis. De facto dá jeito, o Porto tem um problema de estacionamento tão grande que é natural que o povo opte por estacionar no abrigo proporcionado pelo túnel, especialmente em dias chuvosos.

A EMEL é claro não está a dormir. Dada a crescente procura destas invictas zonas de estacionamento privilegiado, a colocação de parquímetros está já planeada para as principais estações. O utente estaciona o carro, tira o ticket, aproveita e valida o seu Andante, e lá vai ele à sua vida com a maior das comodidades.

domingo, 26 de novembro de 2006

Obrigado Cesariny



Os Anos Felizes

Eu tlim ciências
tu tlim matemáticas
ele tlim trabalhos manuais
nós tlim recreio
vós tlim senhora
eles tlim castigo

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Paraíso



De 13 a 21 Janeiro

Passeio dos Tristes II



Afinal a montanha pariu um rato.
Em vez de uma presença em massa de militares fardados e correspondente batalha campal com o Corpo de Intervenção ao estilo secos vs molhados, tivemos ontem uns quantos reformados a trocar histórias do Ultramar e meia dúzia de fardados "às compras".

Muito fraquinho. Para quem pretendia reinvindicar de forma séria e digna contra as medidas restritivas do Governo, ganhando o apoio da opinião pública, o passeio de velhotes a beber copos de tinto e marinheiros com sacos da Zara acabou por em nada dignificar os militares. E com estes eufemismos irónicos, que os próprio militares escolheram ao troçar das autoridades chamando passeio a uma suposta manifestação, perderam eles.

No dia em que os seus colegas profissionais e voluntários embarcaram para o Líbano para ir mamar, perdão, construir à conta das Nações Unidas e do Governo Português. Espero ao menos que levem os kits de teste do álcool.

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Passeio dos Tristes



Manifestação de militares. Ora aí está um conceito engraçado.
A lei de facto não é igual para todos. Há categorias profissionais que, por inerência das funções, prescindem de direitos reinvindicativos, de associativismo e de sindicalismo, entre outros. Os militares, os Magistrados, os Presidentes, os Deputados, são exemplos claros de profissionais que vêm limitadas as suas formas de luta. Isso, é claro, em troca de outros privilégios.

É esquisito o conceito de sindicato dos ex-Presidentes da República, de manifestação dos juízes do Supremo Tribunal de Justiça, e obviamente de manifestação de militares.
Também me parece claro que um passeio de militares contra as ordens da hierarquia militar poderá constituir uma infracção complicada de gerir.

Parece que estou a ver um militar do exército, fardado, armado, com um cartaz a dizer "Abaixo o Governo" a ser interpelado por um Polícia de Intervenção a dizer "o camarada importa-se de afastar um pouco a sua G3 para facilitar que eu lhe acerte uma bordoada no lombo com o meu bastão?". É por isto que um militar não se pode manifestar.

Para melhorar este passeio de tristes, aparece o Governo Civil de Lisboa a proibir o dito.
Mas quem raio é o Governo Civil de Lisboa? O que é que esta gente faz sem ser supervisionar sorteios e concursos? Alguém estará interessado nas opiniões e medidas deste organismo?

Espero apenas que as chefias militares saibam lidar com elegância com a eventual desobediência dos seus homens, e que por outro lado, alguém trate de investigar os salários, produtividade e relevância do grande órgão que é o Governo Civil de Lisboa.

A última vez que houve um passeio de militares em Lisboa chamou-se 25 de Abril

sábado, 18 de novembro de 2006

Oliveira da Serra



Populares saíram hoje à rua para protestar contra a decisão de encerramento do SAP de Oliveira do Hospital.
Percebe-se o protesto. Os habitantes de Oliveira do Hospital pretendem tomar uma posição para evitar futuras decisões governamentais que possam ferir ainda mais o orgulho da cidade e concelho.
Quem quereria que o Governo se entusiasmasse e passássemos a ter "Oliveira sem Hospital" ou, pior ainda, "Oliveira que costumava ter Hospital", "Oliveira que ficou sem Hospital" ou simplesmente "Oliveira".

terça-feira, 14 de novembro de 2006

Nix Clix



Já me estou a passar com estes desgraçados.
Desde 30/10 que a net está marada...

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Os Novos Mercenários



Recentemente foi noticiado que um Coronel da GNR em missão em Timor foi interceptado pelas forças policiais australianas por conduzir uma viatura da ONU embriagado. Sim, Coronel.
Os detalhes do relatório da polícia australiana são tão caricatos quanto humilhantes para o militar português em particular e a dignidade portuguesa no geral.

O infeliz militar português foi catado às duas da manhã quando voltava de um clube nocturno na praia tresandando a álcool. Para sua comodidade pessoal, lá estava a viatura todo-o-terreno convenientemente atestada à conta da ONU.

E assim representamos o nosso país. No mais essencial deboche.
Já é moralmente duvidosa a presença de força portuguesas ao serviço da ONU em Timor. Eu vejo-os como os novos mercenários. Soldados profissionais, bem pagos, para intervir em cenários extra-nacionais. Mas ao menos, que haja um pouco de dignidade.

Resta agora saber se o militar vai ser exemplarmente castigado - leia-se ver as suas férias interrompidas e uma sanção aplicada- ou se o caso vai apenas continuar a ser abafado já que desde que a notícia saiu nunca mais dela se falou.

Pela Pátria mamar, mamar!

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Mais Maravilhas



Bom, agora é a eleição das 7 Maravilhas Portuguesas...

Espectáculo



Ontem à noite vi o concerto do Chico Buarque no Coliseu de Lisboa.
Foi um massacre de classe. Poucas palavras, nenhum vedetismo, uma afinação impecável, trinta músicas de seguida fora encores. Um fenómeno.

- Voltei a Cantar
- Mambembe
- Dura na Queda
- O Futebol
- Morena de Angola
- Renata Maria
- Outros Sonhos
- Imagina
- Porque Era Ela Porque Era Eu
- Sempre
- Mil Perdões
- A História de Lily Braun
- A Bela e a Fera
- Ela é Dançarina
- As Actrizes
- Ela Faz Cinema
- Eu te Amo
- Palavra de Mulher
- Leve
- Bolero Blues
- As Vitrines
- Subúrbio
- Morro Dois Irmãos
- Futuros Amantes
- Bye Bye Brasil
- Cantando no Toró
- Grande Hotel
- Ode aos Ratos
- Na Carreira
- E mais 6 músicas de encore

sábado, 4 de novembro de 2006



Eugene Boudin
Rivage de Portrieux (Cotes-du-Nord)
1874

quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Descolonização



É um dossier que Portugal nunca encerrou completamente e que agora volta para cima da mesa.
Perante a ameaça de um nova Guerra Colonial, Portugal tem que encarar seriamente a saída dos seus territórios ultramarinos. Falo concreta e obviamente da Madeira.

Esta colónia, que nunca rendeu ouro, especiarias nem escravos, e cujas bananas já nem aparecem nos supermercados da Metrópole, já deu o que tinha a dar. E poncha e Cristianos Ronaldos não nos fazem definitivamente falta.
Sendo um pacifista não consigo apoiar, apesar de adequada, uma intervenção do exército português contra a crescente insurreição insular. Assim, sugiro uma retirada definitiva e incondicional da Pérola Africana, perdão do Atlântico.

Ficamos melhor assim. Livramo-nos dos mamíferos madeirenses e cingimo-nos aos belos mamíferos marinhos que decoram o mar dos maravilhosos Açores.
Teremos apenas que acolher uma nova vaga de colonos retornados. Mas desta vez não se tratarão dos estigmatizados "retornados" de África, mas sim pessoas felizes bafejadas pelas alegrias que um estado democrático proporciona.

7 Maravilhas



Não só podemos votar nos Grandes Portugueses como também nas Novas 7 Maravilhas do Mundo.
Aqui fica a lista das 21 opções candidatas:

1 - Acrópole de Atenas, na Grécia
2 - Alhambra, em Espanha
3 - Ruínas de Angkor, no Camboja
4 - Basílica de Santa Sofia, na Turquia
5 - Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha
6 - Pirâmide de Chichén Itzá, no México
7 - Coliseu de Roma, em Itália
8 - Cristo Redentor, no Brasil
9 - Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos da América
10 - Estátuas da Ilha de Páscoa, no Chile
11 - Grande Muralha da China, na China
12 - Kremlin e a Praça Vermelha, na Rússia
13 - Machu Picchu, no Peru
14 - Ópera de Sidney, na Austrália
15 - Petra, na Jordânia
16 - Pirâmides de Gizé, no Egipto
17 - Stonehenge, no Reino Unido
18 - Taj Mahal, na Índia
19 - Templo de Kiyomizu, no Japão
20 - Tombouctou, no Mali
21 - Torre Eiffel, em França