sábado, 30 de setembro de 2006

Telhados de vidro e paredes de cristal




Os EUA estão a desenvolver um astuto plano para se livrarem dos perigos da imigração clandestina. Construa-se um muro (ou melhor amplie-se o muro existente) na fronteira com o México. Assim, os "aliens" não entram. E melhor ainda, vamos pôr os imigrantes clandestinos mexicanos a construir o dito muro - do lado mexicano! Uma vez pronto o muro, os indesejados clandestinos já não voltam a entrar.

É claro que este plano, eminentemente eleitoralista, tem um inconveniente - os americanos, republicanos ou democratas, também vão ter a vida bem mais difícil se quiserem ir ao México embebedar-se e utilizar os serviços das prostitutas locais. Resta aos americanos o Canadá como ponto de migrações de curta duração em busca de prazeres que segundo as leis americanas não são tão fáceis de obter.

Mas o Canadá não está a dormir e a planeada "fronteira virtual", uma linha de fronteira protegida por sistemas tecnológicos integrados, vai começar a criar barreiras nada virtuais aos americanos que vão ao Canadá fazer o que não podem fazer em casa.

E um dia, os americanos estarão sozinhos nos EUA, entregues a si próprios.

sexta-feira, 29 de setembro de 2006




John Frederick Kensett
Eaton's Neck, Long Island
1872

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Grande Venezuela



Para além de acolher com grande dignidade uma comunidade emigrante portuguesa considerável, a Venezuela tem vindo a brindar o mundo com alguns pormenores dignos de registo.

O famoso discurso anti-Bush "you are a donkey Mr. Danger" é a jóia da coroa de um longo rol de ataques ao presidente americano, e tornou-se já um marco do movimento internacional anti-imperialismo americano. É essa tomada de posição contra Bush que torna hoje a Venezuela um país famoso. Mais por isso do que pelo petróleo.

Hoje, a Venezuela foi notícia em Portugal por outra forma de acção política. E duplamente. Se por um lado o presidente Chavez tomou a liberdade de usar a imagem do primeiro-ministro português num cartaz de publicidade eleitoral, de imediato o mesmo cartaz foi retirado e as desculpas apresentadas a Portugal, assim que o Governo português o pediu. E assim se faz política.

terça-feira, 26 de setembro de 2006




Claude Monet
Water Lilies (The Clouds)
1903

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Eufemismos



Por muito que adore uma boa discussão visceral em torno do tema aborto, vou-me abster.
Fiquei surpreendido por saber que existe uma coisa chamada Associação Portuguesa de Famílias Numerosas - APFN. Não confundir com a APFHHN - Associação Portuguesa de Familias Heterossexuais ou Homossexuais Numerosas.
Fica agora a curiosidade de saber se existirá a Associação Portuguesa de Famílias De Um Membro Apenas - APFDUMA (leia-se famílias em que apenas uma pessoa constitui o agregado e não famílias onde todos possuem apenas um membro seja ele braço ou perna).

domingo, 24 de setembro de 2006

Bingo



Digamos que o Bingo não é propriamente uma actividade intelectual.
Basta saber alguns números e lá ficamos nós, de caneta na mão, a marcar, ou melhor, a não marcar os números que vão saindo. Não consigo pensar em formas mais aborrecidas de gastar dinheiro.
Num tempo de Bet and Win, pokerstars.com e Casino de Lisboa é difícil entender como uma sala de Bingo consegue manter-se cheia.

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Golpe de Estado




"O Ministério dos Negócios Estrangeiros português desaconselha as viagens para a Tailândia até que a situação política no país se clarifique, após o golpe militar registado esta noite em Banguecoque."
in Público

"outras fontes do MNE desaconselham também as idas a restaurantes Tailandeses temendo que pratos como o Pad Thai ou o Goong Gah Tiem possam incutir no incauto consumidor o súbito desejo de derrubar governos eleitos democraticamente" in 24 Horas e Jornal da Noite da TVI

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Cinema português



Não consigo perceber o cinema português. Predomina o conceito que todas as falas têm que incluir asneiras com fartura e que a sonoplastia tem que resultar em diálogos ininteligíveis mesmo quando o volume da televisão ronda valores insuportáveis. Os Imortais, filme de 2003, é um excelente exemplo deste estado de coisas. Dez minutos bastam para que o espectador, bocejando de tédio, procure coisas melhores para fazer. E haverá algum filme português em que não entre o Nicolau Breyner? Irra.

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Homenagem





































Há que agradecer ao futebol português pelo fabuloso espectáculo circense com que nos tem vindo a brindar. Quando todos forem presos pela Polícia Judiciária, lá teremos nós que recorrer ao Cardinali para ver palhaçadas.

Não há como a concorrência...

...para o Expresso bater recordes de vendas. Bem, de vendas não, de ofertas.

Que eu saiba, esta história de oferecer DVDs com a compra de um jornal é um dumping indirecto. A edição recordista do Expresso deu sem dúvida prejuízo, mas é uma movimentação táctica preciosa para eliminar o efeito de novidade do novo semanário. Preciosa mas ilegal.
Já valeu a pena o nascimento do Sol.

domingo, 17 de setembro de 2006
















John Constable
Study of Clouds at Hampstead
1821